Manifestações online: juntos, a distância, pela vida.

Com a necessidade de afastamento social imposto pela COVID-19, temos presenciado o desenvolvimento de ferramentas e recursos digitais que visam aproximar as pessoas ao mesmo tempo que não podemos nos aglomerar.

Um desses recursos é o site Manif.app que permite marcar presença online através de avatares (bonequinhos virtuais) colocados sobre o mapa no local da manifestação. É uma forma criativa de juntar pessoas virtualmente. É possivel mover o avatar pelo mapa e inserir palavras de ordem através de um pequeno banner que fica associado a esse bonequinho.

A solução tecnológica é feita com código aberto é gratuito e sem propaganda, conforme consta no site Manif:

Manif.app é uma iniciativa cidadã. Manif deseja fornecer a todos uma nova ferramenta de ação para o exercício da democracia. Manif.app deseja apoiar a diversidade de territórios em luta e criar cartografias eficazes. Manif.app é gratuito e sem publicidade. Manif.app respeita a sua vida privada. Manif.app não é uma iniciativa comercial ou governamental. Manif.app não compartilha suas informações com nenhuma entidade comercial ou governamental. Manif.app não faz publicidade. Manif.app não transmite, não armazena e nem fornece nenhum dado a respeito de suas coordenadas ou informações pessoais a quem quer que seja. NENHUMA informação privada (número de telefone, senha telefônica, geolocalização, seu nome ou qualquer outro dado) é transmitida pela internet. A comunicação com o servidor é criptografada (https).

Disponível em https://www.manif.app/wp/sobre. Acessado em 09/06/2021

Hoje, dia 09 de junho de 2021, acontece a 2ª Marcha pela Vida, momento em que o poder público registra a morte de mais de 470 mil brasileiras e brasileiros devido à COVID-19. Ao mesmo tempo, somos bombardeados pelas notícias de assassinatos e violências repetidamente cometidos contra pessoas negras e pobres por todo o Brasil.

A Frente pela Vida é composta por diversas entidades que estão se mobilizando para atividades ao longo do dia, encerrando com o ato político às 17 horas, com transmissão pelo link da TV Abrasco https://www.youtube.com/watch?v=qnuEEZPV5eY

Muito além que uma ferramenta, o Manif.app permite visualizar a indignação daqueles que se conectam com essa causa. Se você deseja participar:

  • Vamos lotar a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a nossa 2ª Marcha Virtual!


Como protestar
A partir das 9 horas, clique e acesse o local virtual da Manifestação.  Localize o cursor sobre a Esplanada dos Ministérios; escreva, no campo  Slogan, sua frase, seu grito, sua indignação, e clique no botão vermelho Manifeste-se! Pronto, está criado o seu avatar. Eles permanecem na manifestação por 24 horas.

  • Participe do tuitaço às 16 horas

Mobilize suas redes  sociais com as hashtags #UmAnodeLutaeLuto #FrentePelaVida e some nessa luta!  

  • Ajude a mobilizar mais pessoas!

Compartilhe o link da transmissão e participe ativamente no chat do YouTube!
Link da TV Abrascohttps://www.youtube.com/watch?v=qnuEEZPV5eY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *