Escolas do século XXI

Fui presenteada com o livro “Viagem à escola do Século XXI: assim trabalham os colégios mais inovadores do mundo” de Alfredo Hernando Calvo, publicado pela Fundação Telefônica Vivo. Uma publicação muito bonita e organizada de modo interativo, bastante interessante para quem deseja conhecer experiências escolares diferenciadas e inovadoras com uma forma de sistematização que permite diferentes roteiros de leitura.

Hernando Calvo faz uma análise de diferentes escolas pelo mundo e nos seus registros e sínteses, encontramos metodologias que nos são já conhecidas como a pedagogia de projetos e resolução de problemas, junto ao Design Thinking e práticas de Coach que começamos a conhecer no Brasil.

Separei alguns esquemas para mostrar para colegas de professores reunidos durante a semana pedagógica. Acho que vale a pena nos debruçarmos e fazermos as devidas contextualizações para a realidade de cada sala de aula e de cada escola.

Para saber mais : http://www.escuela21.org/

O livro em PDF pode ser baixado em http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/04-11-16-viagem-a-escola-do-seculo-xxi2.pdf

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *