Mulheres nas ciências e as tecnologias

galileu306_hiddenfigures_FotoHelena SbeghenA imagem em destaque nesse post é de  Helena Sbeghen. Ela ilustra as mulheres Negras esquecidas pela Nasa e que foram protagonistas do filme Estrelas Além do Tempo. Vale muito assistir!

Fui encontrando esses vídeos com mulheres que marcaram a história ao produzir conhecimentos científicos, então, decidi ir juntando tudo aqui.

Só muito recentemente, através da pesquisa de iniciação científica da minha orientanda Flaviane Florentino, tomei conhecimento sobre o nome dado à apropriação do trabalho das mulheres pelos homens no campo da ciência e tecnologia, chama-se efeito Matilda. Flaviane Florentino (2020) nos conta que:

A apropriação do trabalho da mulher por homens é evento tão recorrente no meio C&T, que na ciência esse fenômeno possui o nome de “Efeito Matilda” em homenagem a sufragista ativista americana Matilda Joslyn Gage (1826-1898). Joselyn nasceu em 24 de março de 1826, Nova York. Gage teve uma criação abolicionista, mas com o passar do tempo ela não se tornou apenas abolicionista, como também escritora, líder do movimento pelos direitos da mulher. Em seu livro “Women as an Inventor” (A mulher enquanto inventora), publicado em 1883, Matilda lista contribuições  do sexo feminino à ciência e questiona o motivo das conquistas de pesquisadoras mulheres não receberem os mesmos créditos que um homem.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=jRf8TiQ3ezc?ecver=2]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=bYm4oNdvZF0?ecver=2]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=v2CFilAaIJI?ecver=2]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=NjVIsmGeGng?ecver=2]

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=IObb4s2S5JY?ecver=2]

Canal com mais vídeos e informações:
Mulheres na Luta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *