Estudar, trabalhar e amar…

Estudar, trabalhar e amar… isso sim poderia render um best seller.

Talvez a escrita desse best seller demorasse muitos anos, e sairia um pouco fragmentada, faltando uma ou outra parte. Talvez algumas partes viriam com manchas de tinta ou riscos coloridos de hidrocor.

(Certa feita, um texto de um estudante desapareceu e quando o encontrei, estava com “correções” feitas pelo meu filho, na época com 3 anos de idade.)

Tem horas que não é fácil fazer essas coisas todas ao mesmo tempo. Muitas vezes já me senti irritada por não conseguir fazer uma leitura teórica por 1 hora ou escrever um resumo de meia página, sem interrupções. E é ai que entra o amar.

É preciso discernimento, compreensão e paciência. Afinal, precisamos lidar com nossas escolhas. Felizmente, tem sido possível passar um bom tempo com minha criança – escolha que, infelizmente, poucas mães podem ter nos dias de hoje. O fato de ter acesso  à tecnologias em rede contribui imensamente para que uma boa parte do meu trabalho e dos meus estudos possam ser feitos em casa. Então, tento me organizar com essa estrutura conectada, me fazendo presente em lugares nos quais fisicamente não posso estar. Mas, ao mesmo tempo, é preciso aprender a lidar com a fragmentação e dispersão do tempo profissional e acadêmico e com as perdas que advém dessa fragmentação.

Frequentemente luto contra a ansiedade, a irritação e a decepção. E para isso, repito: é preciso amor. Amor às pessoas que estão conosco e amor a nós mesmos, pois acredito que não podemos nos punir pelas nossas escolhas. Precisamos, ao contrário disso, compreender nossos limites – e os dos outros – e buscar fazer o MELHOR possível diante das condições que encontramos ou que nos são dadas.

DSCN2754

3 comentários Adicione o seu

  1. Mas com certeza você encontrou um jeito…ou um jeito encontrou você. \o/

    1. kamenezes disse:

      Oi, José Alcantara, feliz em ver seu comentário! Fiquei agora pensando se, quem sabe, a vida seja isso mesmo: uma busca incessante de jeitos e outros jeitos que insistem em nos encontrar rs rs rs

  2. Adorei o texto Ka, condiz e muito com minha realidade. Não é nem de longe fácil… Gostaria de poder enchergar a vida com um pouco mais de poesia como você. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *