Mabel Velloso: literatura e didática em sintonia

Mabel Velloso- convite-1

Estamos vivendo uma situação bastante atípica em relação ao calendário acadêmico da UFBA devido à greve de docentes e técnicos realizada em 2012, e principalmente, por conta dos recessos causados pela copa do mundo.

A carga-horária ja tão curta da disciplina Didática e Práxis Pedagógica ficou dispersa e diluída, mas o planejamento coletivo se mostrou bastante eficaz para reduzir a minha angustia e dos estudantes em relações aos compromissos que uma disciplina presencial nos exige.

Por isso, quando fomos convidados pela Prof. Lícia Beltrão a participar de uma homenagem à educadora Mabel Velloso, organizado pela turma de estudantes de Pedagogia, a primeira reação foi dizer sim. Afinal, um de nossos desejos durante a disciplina de didática é conhecer práticas educativas que concretizem as reflexões que fazemos em sala de aula. Inicialmente, pensamos na possibilidade de acompanhar práticas de ensino na escola de dança (pois a maioria dos estudantes vem desse curso) mas, como isso não foi possível diante das circunstâncias já relatadas, esse convite nos chegou como uma bela oportunidade.

E assim foi. Obviamente, alguns estudantes não consideraram que a proposta fosse pertinente no início. Afinal, tínhamos ainda muitos conteúdos a tratar, porém, arrisco a dizer que – cada a um a sua maneira –  pode observar a materialização de uma prática de ensino que investe nos estudantes e que propõe romper com as paredes de sala de aula, que propõe ir além dos muros da universidade e dialogar com saberes locais, valorizando a vida de uma grande educadora e, especialmente, valorizando a produção artística literária que nasce Bahia. Esse é o modo de ensinar da Prof. Lícia Beltrão.

Ao mesmo tempo, o documentário apresentando durante esse encontro, traz em si lições de história, lições de educação, lições de vida.

Veja aqui algumas postagens dos estudantes sobre o encontro com Mabel Velloso

Rafaella Costa

Jade Lima

Jéssica Hafner

Gessy Bomfim

Osvaldinho Junior

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *