No Museu da PUC Minas

Nesse final de ano tive uma bela surpresa ao levar as crianças para passear no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Ali, as coisas inanimadas ganham vida pelas mãos dos profissionais responsáveis pelos acervos.

Localizado em Belo Horizonte, o museu me pareceu muito bem organizado, acolhedor e interessante. As crianças se divertiram observando as réplicas de animais pré-históricos, todas muito lustrosas e distribuídas entre chão, paredes e teto, o que dá uma ótima visualização de vários angulos. Os animas empalhados também merecem muito destaque, pela limpeza e viço aparente.

A mostra do trabalho do naturalista Peter Lund nos dá uma ideia da vida de antigas civilizações que habitaram as gerais, e cujas marcas da existência foram enviadas para a Dinamarca. Vários estudantes, reponsáveis pelo local, se colocaram à disposição para esclarecer dúvidas e conversar sobre os itens ali expostos.

As instalações possuíam iluminação impecável deixando os acervos e as nossas fotos com visual belíssimo. As crianças gostaram especialmente da ala de animais do cerrado e eu fiquei embascacada com os moluscos e equinodermas.

São três andares muito bem organizados, pena que no dia o elevador estava com defeito. Também não pude deixar de reparar em um cantinho com materiais de um tal “circo da Física”, meio abandonado e sem manutenção, destoando das demais partes do acervo.

Fizemos um lanchinho na área externa, onde ficamos um tempinho esquentando ao sol, e finalizamos o passeio com uma sessão relâmpago no planetário, tudo isso em cerca de 2 horas. Recomendo!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *