Arte de ensinar e computação… feito à mão!

Depois de passar 10 dias sem acesso à internet, usando um computador emprestado, sem acesso à scanner ou impressora, fui conversar com uma turma de estudantes de Ciências da Computação da UFBA, sobre educação, ensino e tecnologias. Considerando que as limitações digitais eram muitas, decidi fazer a apresentação à mão.

Isso mesmo. À mão, mais especificamente, à lápis. Lancei mão de minhas enferrujadas habilidades com o lápis para propor um diálogo com essa turma altamente tecnológica. Claro que depois fiz uma digitalização para permitir a apresentação através do datashow. Para isso usei o inkscape com a extensão Sozi. O resultado foi bastante interessante, pelo menos, eu gostei.

Mas o melhor de tudo foi a conversa descontraída com a turma. Rapazes e moças de atentos às dúvidas e questionamentos acerca de nosso sistema educação. Falamos sobre os desafios do ensino, da escola pública e a partir das falas dos estudantes foram surgindo reflexões sobre as aproximação e a relevância da área de computação para a educação na atualidade. Falamos sobre hackers, sobre mágicos (rs), sobre desescolarização, desigualdades, educação à distância. Ouvi sobre experiências muito bacanas em EAD Infelizmente, mas também falamos sobre o fortalecimento da escola e de seus profissionais. Muitas opiniões, inquietações e um um tempo tão curtinho… mesmo assim, foi muito, muito bom.

Eu agradeço pela oportunidade!

A apresentação está anexa em png e pdf. O wordpress não está aceitando aquivos com extensão SVG. Se tiver interesse em obter o arquivo aberto, me escreva. Aqui buscamos culturas livres!

Arte_ensinar_eComputacao [Em PDF]

ArteEnsinar_Computacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *