Registros de amor infantil

Faz algum tempo que Ian, meu pequeno de 3 anos de idade, insiste em verbalizar seu carinho pela colega Clarinha. Já afirmou ser sua namorada, e não raras vezes, pede para comprar presentinhos para ela. Frequentemente, sonha com a colega e com outros de seus coleguinhas da creche.

Em conversa com a mãe da menina, ela me disse que a própria Clarinha falou sobre casamento.

Nós, os adultos, tanto insistimos e brincamos com Ian sobre essa história, que ele parou de assumir o “relacionamento”. Ele chegou a dizer que tem outra namorada, Tarsíla e que sua antiga namorada, Clarinha, agora namora com seu melhor amigo, Sansão. Confuso, não?

E por ai, vamos observando com graça e curiosidade o desenrolar dessa socialização infantil. Crianças a partir de 3 anos de idade que vão se percebendo no mundo e verbalizando sua presença nela. Vão constituindo suas redes de relacionamento, fortalecendo afinidades, construindo imagens e representações próximas ao que presenciam no mundo adulto, e significando-as dentro das potencialidades do seu pensamento infantil.

Hoje, com tablet na mão, estava todo compenetrado. De repente, se levanta e mostra a obra de arte:
– “Olha mamãe, é Clarinha”.
E assim ele fez um registro pictórico da querida amiga. Além de estar nos sonhos e no coração do Ian, ela agora está guardadinha na memória metálica de seu tablet.

DSCN8581

1 comentário Adicione o seu

  1. Raquel disse:

    Ká, é lindo demais ver e ajuda-los nessa tarefa de entender o mundo, as pessoas… E quem sabe um dia a gente também entende, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *