Blogs como espaço de formação

Aranha e sua teia. Imagem de Ryanlerch, licenciada no openclipart.org
Aranha e sua teia. Imagem de Ryanlerch, licenciada no openclipart.org

Incentivada pelas atividades desenvolvidas na disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas na FACED/UFBA, tenho cada vez mais insistido em incluir a criação de blogs como parte integrante de disciplinas que leciono.

Adriane Halmann ao analisar o movimento de professores na construção de seus blogs diz que existem alguns princípios que apareceram como fundamentais no processo, como a autoria, a visibilidade, a valorização, a colaboração, a implicação e aceitação de grupo, além da premissa de que enquanto educadores, somos sujeitos em constante formação.

Para além da formação de professores, tenho compreendido o blog como a porta de entrada para a produção de conteúdos na e para web. Desse modo, compreendo que quando inserido em um processo formativo consistente,  o “novo blogueiro” se depara com questões éticas e estéticas da escrita e da publicização de informações na sociedade contemporânea, podendo romper com o papel de consumidor de informações e produtos, ao tecer teias de pensamento que se conectam a outros colegas e a outros saberes.

Desse modo, o blog configura-se como um elemento estruturante na formação de pessoas com as mais diferentes fluências tecnológicas e nos mais diferentes cursos, seja de pedagogia, de administração, de informática…

Por esse motivo, pelo potencial de conectar as pessoas em rede, tenho comparado o blog como uma primeira teia, que pode ser conectada a muitas outras, desde que as aranhas estejam dispostas a isso.


Para aqueles que foram desafiados a fazer o seu primeiro blog, e ainda não sabem por onde começar, fiz uma lista de alguns serviços de blogs gratuitos que eu já experimentei:

wordpress logologo blogspot

Logo Unifreire

Software Livre Brasil

Webnode logo

Outras dicas e sugestões podem ser encontradas em:

http://www.escolacriatividade.com/as-10-melhores-plataformas-para-criar-um-blog/

http://info.abril.com.br/forum/viewtopic.php?t=7122

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *