A Biblioteca Canguru é um projeto que começou sem grandes pretensões, mas com uma grande missão:
Levar literatura de qualidade para crianças de famílias com baixo poder sócio-econômico.
E nós conseguimos fazer isso: quando me afastei do projeto, havia 830 livros em circulação, o que significa pelo menos 70 famílias contempladas.
Vou deixar os termos acadêmicos de lado e contar pra vocês como isso começou:
Tudo começou quando a Jane chegou para trabalhar naquele dia. Nem era sexta-feira e ela chegou toda animada. Começou a falar sem parar, de um jeito de tirar o fôlego. Só que a Jane é assim mesmo: quando ela está empolgada, quando está ansiosa ou mesmo quando brava, ela fala assim.
Agora, se tem uma coisa que faz a Jane falar rápido de verdade é quando ela tem uma ideia. Parece que os pensamentos tentam fugir pelas palavras, então é preciso falar rapidinho pra não perder nenhum deles!
Nesse dia, eu estava com cara de início de semana, mas a Jane não estava nem aí, afinal, ela tinha uma idéia!
A tal da ideia apareceu no sábado e foi o Otávio quem pensou primeiro. Otávio falou com a Jane que falou comigo. Então, enquanto eu pegava fôlego de ouvir a Jane falar, a ideia me entrou nos ouvidos e na cabeça e essa ideia era tão boa, mas tão boa, que me fez ficar com cara de sábado em plena segunda-feira!
O desafio era grande: como levar livros para pessoas que não tinham prateleiras? Pensamos, pensamos, pensamos…
Uma caixa não era boa ideia, afinal, quem é que gosta de carregar caixas debaixo do braço? E como sabemos, livros não são para ficar parados, livros tem que circular.
Foi aí que tivemos a grande sacada: vamos colocar os livros em bolsas! Eles podem ir pra qualquer lugar. Podem ser levados à praça, ao mercado, à escola. Podem ir pra casa do vizinho. Os livros vão pular de casa em casa!
Uma biblioteca assim, só podia ser Canguru!
E foi assim que peguei um lápis e me coloquei a desenhar. Rabisquei, risquei, desenhei, até que chegarmos no resultado final:
Na verdade, não era o resultado final: era o início de muitas histórias que ainda hoje são contadas em vários lugares de Brasília!
Veja aqui os materiais gerados para e pela Biblioteca Canguru.
1 comentário Adicione o seu